domingo, setembro 10, 2006

Um comentário desagradável acerca dos jornais da semana

É absolutamente ridícula a forma como a mídia explora o acidente que matou aqueles jovens bêbados, inconsequentes e motorizados na Lagoa, na semana passada. Ué, você não soube? Que honra tê-lo por aqui, caro E.T. Deixe um comentário.

O Globo estampou na capa durante toda a semana algum assunto relacionado ao acidente. Forçando a barra até não poder mais, a batida serviu para abrir os olhos dos brasileiros diante do perigo da fórmula álcool + volante, como se fosse uma grande novidade.

Só faltaram propagandas oportunistas. Deram mole, publicitários. Que lindo seria a Ambev fazendo uma grande campanha de conscientização: se faz de boazinha e, de quebra, fideliza cliente, agrega valor à marca, chama atenção para o produto, melhora sua imagem institucional...

Queria ver se a batida fosse lá em Campo Grande. Um Fiat Uno ano 91 cheio de adolescentes que tomaram todas na barraquinha de podrão perto do West Shopping capotando 5 vezes no caminho para Santa Cruz é apenas um grupo de pobres coitados pagando um preço alto pelo mínimo de diversão que se dão o direito de ter. Não é pauta, a não ser para O Povo.

Por mais AB que seja o público-alvo, nada vende mais jornal do que uma tragédia bem escabrosa. Nisso tanto o Povo quanto o Globo concordam. E aproveitam esse nosso estranho fetiche. Duvido que o número de jovens recém-conscientizados seja proporcional ao lucro, aos comentários, à repercussão. Alguém que paga 80 reais de consumação numa boate não vai jogá-los fora nem depois de uma semana de intensa lavagem cerebral. Até porque a boate não vai reduzir o preço. Minha sugestão? Encareçam a cerveja.